Nocino: a receita original e dosagens

Ingredientes
AVELÃS
850 g (aprox. 24 cascas de nozes)
ÁLCOOL PURO A 95°
1 litro
AÇÚCAR
500 g
CASCADA
500 ml
Nocino é um licor típico da tradição de Modena espalhado por toda a Itália, preparado no início do verão e depois apreciado ao longo do dia. seja inverno. O ingrediente principal é a noz, que tradicionalmente é colhida no dia de São João, 24 de junho, ou pelo menos no início de julho, quando o clima balsâmico das nozes está no auge, para preparar um excelente nocino caseiro. Para prepará-lo, utilizamos nozes inteiras, verdes, ou seja, verdes, com casca, que primeiro são embebidas em açúcar e depois infundidas em álcool.

História e tradição do Nocino
Segundo a tradição, para preparar o Nocino, as nozes devem ser colhidas na noite de San Giovanni pela mulher mais experiente no preparo, que deve subir na árvore descalça e retirar as melhores nozes com a mão, sem tocá-las. danificar a pele e a pele, principalmente sem o uso de ferramentas de metal, o que pode causar oxidação das nozes, o que pode afetar o sucesso do licor. Esta é a história que acompanha a criação deste licor, que aparentemente nasceu em França e depois se espalhou por toda a Itália, especialmente em Modena e no centro-norte. Segundo a lenda, depois de colhidas as nozes, elas devem permanecer no orvalho noturno durante toda a noite antes do início da produção do nocino. A preparação terminou na noite de 31 de outubro, véspera do Dia de Todos os Santos.

Conteúdo promovido

AMORAS
8 atrizes chinesas mais bonitas que merecem atenção
SABER MAIS
Como preparar a noz

1

2

3
O melhor é cortar as cascas das nozes em 4 partes com uma faca de cerâmica e colocá-las em um recipiente grande de vidro com fecho hermético. Adicione o álcool, feche o frasco e agite bem. Coloque o recipiente ao sol e deixe macerar por 40 dias. Agite de vez em quando. Passado o tempo necessário, prepare a água e a calda de açúcar: coloque a água em uma panela, acrescente o açúcar e mexa em fogo médio até que o açúcar se dissolva. Assim que a calda estiver pronta, deixe esfriar. Adicione o álcool à calda, passe por uma peneira e misture bem. Despeje o Nocino na garrafa e deixe descansar por pelo menos 10 dias antes de saborear.

Dica
Na hora de preparar o Nocino é importante escolher o recipiente certo: deve ser de vidro grosso, de preferência escuro, ou pode-se usar pequenos barris de carvalho.

Depois de pronto, você pode experimentar o Nocino imediatamente ou esperar um ano para que o licor desenvolva todo o seu sabor. Normalmente você espera pelo menos até o Natal antes de consumi-lo.

Para preparar um excelente nocino também é fundamental o tempo de maceração das nozes em álcool, que deve ser de no mínimo 2 meses: se não tiver pressa, deixe macerar 3-4 meses. Depois lembre-se de filtrar o líquido com um pano grosso de algodão: se lavou com detergente líquido, enxágue em água morna e torça bem.

Você pode enriquecer a receita básica adicionando sabores além do álcool: canela, cravo, bagas de zimbro e casca de limão são frequentemente usados. Porém, é importante utilizar quantidades muito pequenas para que o Nocino mantenha o seu sabor autêntico. Por exemplo, para 1kg de nozes você pode adicionar 4-5 dentes, 1 pau de canela e 2-3 cascas de limão orgânico.

Você pode servir o Nocino como digestivo, talvez depois de uma refeição farta: a temperatura ideal para saboreá-lo é entre 16 e 18 graus. No entanto, lembre-se que, como todas as outras bebidas espirituosas, o álcool e as bebidas espirituosas só devem ser consumidos em pequenas quantidades.

Armazenamento
Após filtração e engarrafamento, o Nocino deve ser armazenado em local fresco e seco durante pelo menos 1 ano.