Por que o Aloe Vera deve ser plantado numa banana? Truque secreto dos jardineiros

Aloe vera se tornou uma das plantas domésticas mais populares do mundo. Além do aspecto estético, esta planta é resistente e fácil de cuidar. Rico em água, vitaminas, enzimas, açúcares e minerais, é um verdadeiro tesouro para a saúde. Seus efeitos medicinais foram amplamente demonstrados. Mas por trás de todas as suas vantagens, há uma grande desvantagem: seu crescimento é muito lento, suas folhas podem levar de três a quatro anos para amadurecer para extrair seu gel milagroso. Mas a propósito, como a banana pode ser útil para o seu Aloe Vera? A associação pode parecer improvável para você, mas há uma explicação muito interessante.

Descoberta há 6.000 anos pelos egípcios, a Aloe Vera   era então chamada de “a planta da imortalidade”. Só isso ! Basta dizer que desde o início dos tempos esta planta medicinal oferece múltiplos benefícios à saúde. É utilizado no tratamento de feridas, doenças de pele, asma, epilepsia… sem falar que acalma queimaduras e psoríase. Hidratante, relaxante e emoliente, é também muito apreciado no cuidado da pele e dos cabelos. Precisamente para explorar todas as suas virtudes e para impulsionar o processo de crescimento, os especialistas em jardinagem optam por vezes por métodos originais e inusitados. Uma delas é fazê-la crescer dentro de uma banana, como se fosse um vaso. Nós contamos mais a você.

Como extrair o gel de Aloe Vera?

Babosa

Para aproveitar seus diversos efeitos medicinais, é importante saber colher essa suculenta planta para extrair o gel líquido que se encontra no interior das folhas.

Você deve saber que este gel possui notáveis ​​propriedades antibacterianas e antioxidantes. É conhecido por aliviar queimaduras solares, picadas de insetos e todos os tipos de queimaduras. Claro, é facilmente encontrado em lojas de ervas ou hipermercados. Único problema: uma panela de qualidade é bastante cara. E acima de tudo tenha cuidado, porque muitas vezes você pode comprar um gel misturado com aditivos ou muito diluído. Portanto, não terá o efeito desejado!

Enquanto isso, se você plantou alguns em casa e é hora da colheita, orientaremos você nas etapas para extrair o gel deles.

  • Em primeiro lugar, é necessário cortar as pontas das folhas totalmente maduras. Não podem faltar, são bastante grandes (cerca de 20 cm) e muito grossos por conterem uma elevada concentração de gel. Corte-os com muito cuidado.
  • Você notará imediatamente uma substância amarelada começando a fluir da folha. Esta é a seiva, não o gel. Mais precisamente, é aloína, um líquido com formidável efeito laxante. Hoje é pouco utilizado na área da saúde porque este produto é considerado tóxico e irritante, com muitos efeitos colaterais.
  • Recomendamos, portanto, removê-lo completamente para que não entre em contato com o gel. Para fazer isso, instale a folha verticalmente em um copo ou tigela. Em seguida, mergulhe o lençol em água ou embaixo da pia por um tempo. O momento em que a linfa desaparece completamente. Fique à vontade para esfregá-lo manualmente para facilitar a limpeza.
  • Agora que o lençol está completamente limpo, basta retirar os espinhos das bordas, tomando cuidado para não se machucar!
  • Este é o momento mais delicado da operação: deve-se retirar a pele para extrair o gel de Aloe Vera. Sirva-se de uma tábua de cortar. Abra a folha e use uma faca afiada. Vá bem devagar, não tenha pressa. Em ambos os lados da folha, é necessário retirar a pele bem fina para não desperdiçar o gel.
  • Concluída esta etapa, você segura nas mãos este famoso gel de consistência viscosa, mas ainda densa. Certifique-se de que não há mais pequenos resíduos verdes na folha e verifique se não contém vestígios de aloína.
  • Depois de bem limpo, corte este gel transparente em pequenos pedaços e coloque-os em um recipiente que possa guardar na geladeira, bem longe do calor. Você pode até guardar o gel no freezer por um ano inteiro!

Por que colocar aloe vera nas bananas?

Agora que você já sabe como extrair o gel da planta. Você entenderá porque a ideia de colocar Aloe Vera na banana é particularmente sensata. E isso, mesmo que te pareça um pouco absurdo!

Na verdade, o que você precisa saber é que a planta Aloe Vera não pode produzir novas folhas. Por isso é muito importante aprender a cortá-los corretamente.

Porém, a banana é a fruta ideal para o cultivo de uma nova planta. Concretamente, funcionará como um vaso para dar vida às raízes. Guarde a banana com a casca e faça um pequeno círculo no centro. É aqui que você inserirá um pedaço de aloe vera. Deixe por pelo menos um dia.

A fruta ficará marrom. Mas, ao retirar o pedaço de aloe vera da banana   , você verá que a planta revela diversas raízes novas. Você pode então transplantá-lo para uma mistura de terra para vasos lixada e composto. Você terá economizado muito tempo: notará que sua nova planta de aloe vera cresce dia após dia!

Alguns ingredientes naturais para nutrir sua planta de Aloe Vera

pote de aloevera

Se você quer estimular o crescimento do seu Aloe Vera, não precisa gastar muito. Aqui estão algumas dicas naturais que são muito eficazes.

  • Você sabia que cascas de ovo são  ótimas para plantas? Em vez de jogá-los fora, amasse-os com um garfo e misture-os com a terra. Graças aos seus numerosos nutrientes (cálcio, magnésio, zinco, ferro, silício, etc.), ajudam a planta a ter um crescimento saudável e forte.
  • O chá preto ou qualquer chá natural também é muito adequado para nutrir o Aloe Vera e fornecer-lhe todos os nutrientes e minerais de que necessita.
  • Ao contrário do que você imagina, o óleo de coco não traz benefícios nutricionais para sua suculenta. É aplicado principalmente nas folhas para sufocar quaisquer pragas que hibernam em sua planta durante o inverno. Estes últimos não suportam o cheiro, ficam imediatamente intoxicados e nunca mais são vistos.

Aviso

Se o Aloe Vera é muito rico em benefícios para a saúde, não significa que seja adequado para todos! Existem também algumas contra-indicações.

Aqui estão algumas dicas a serem consideradas:

  • A planta Aloe Vera não é recomendada durante a gravidez e amamentação.
  • Pessoas com intestino frágil devem evitá-lo para evitar alguma irritação.
  • Da mesma forma, não é recomendado para pessoas com diabetes, pois pode causar hipoglicemia.
  • Melhor não aplicar em crianças menores de 12 anos.