O truque engenhoso para cultivar uma oliveira a partir de uma pedra: nada mais simples

A oliveira lembra-nos a terra, o ar quente e o Mediterrâneo. Nas lojas, o azeite puro é apresentado como um luxo. O desafio é vencido por quem sabe encontrar a melhor extração. Gostamos de chamá-lo de “azeite virgem”. Amantes da natureza e ecologistas tentam os truques certos para trazer este luxo para casa.

Cultivar uma oliveira é um projeto, uma aventura. A árvore cresce e nós crescemos com ela. Aprendemos com a paciência dele, damos comida e água… e se ele quiser, ele nos devolve. Este artigo dirige-se a quem terá o prazer de cultivar uma oliveira no seu jardim. Que graça enfeitar o seu jardim com esta árvore que lembra a generosidade!

São   orientações  simples mas pontuais, se seguidas à risca   você garante o crescimento, o crescimento e a vida da sua oliveira em sua casa com apenas uma semente   !

Como cultivar uma oliveira em casa?

Revelamos o dispositivo para você e ele será dividido em 3 fases principais. Sim, vale a pena.

Primeiro extraia o caroço da oliveira, depois plante-o e depois transplante a oliveira para fora. Cada fase esconde truques… Antes de iniciar o processo, você precisa decidir o tipo de árvore que deseja plantar. As oliveiras não são iguais, isto também se aplica à cor e ao aroma das suas azeitonas. Essa diferença depende do tipo de planta, do seu cultivo e do tempo de maturação do fruto.

Aconselhamo-lo, portanto, a ler sobre o tipo de oliveira que pode crescer e sobretudo perpetuar-se, em função das suas condições, do seu solo e do seu clima.

Como usar caroços de azeitona?

Agora que a escolha da oliveira foi feita de forma razoável, vamos ver como você fará a coleta dos caroços.

1. No início do outono colha as azeitonas:

Colheita de azeitona

Trata-se de colher a azeitona diretamente de   uma   oliveira original para que os caroços ainda estejam vivos. A época é importante porque por um lado é a época dos frutos verdes e maduros e por outro porque a oliveira prospera numa zona de robustez que varia entre 8 e 10.

Cuidado com azeitonas comerciais cujos caroços foram destruídos por adições químicas. Recomendamos algumas escapadelas às quintas próximas, terá excelentes oportunidades de encontrar produtos biológicos!

2. Mergulhe as azeitonas em um balde cheio de água morna:

Esta é uma forma de amolecê-las para que possam desprender facilmente a casca do caroço, as azeitonas ficam maleáveis ​​depois de cerca de uma noite, imersas em água. Lembre-se de mexer a água a cada três horas. Azeitonas podres podem flutuar para a superfície e isso será um sinal de que estão podres e, portanto, banidas do processo.

3. Escorra as azeitonas e recolha os caroços:

Agora macias, as azeitonas são facilmente moldáveis. Usando um martelo ou uma faca afiada, esmague-os para separá-los do núcleo. Usando uma esponja raspadora, uma faca que você conheça ou uma lixa, limpe os caroços da polpa da azeitona para limpá-los todos.

4. Corte os caroços da azeitona, mas não completamente:

Na extremidade plana da pedra, insira uma faca no lado da lima, mas tomando cuidado para não ir até o fim para evitar esmagar o gérmen da pedra. Em seguida, mergulhe-os em água em temperatura ambiente e espere durante a noite. No dia seguinte, eles estão prontos para passar para a próxima fase.

Como germinar sementes de azeitona?

Limpos e prontos para passar   à fase de sementeira  , os caroços da azeitona serão agora semeados numa mistura de terra e composto que por sua vez drenará a água da terra.

Não se preocupe, você encontra tudo isso em lojas de jardinagem. Esta aventura é divertida do começo ao fim…

1. Plante um caroço de oliveira por vaso cheio de terra e composto:

Plante o caroço da oliveira no solo e na mistura para vasos

Para cada vaso de cerca de 7 cm coloque uma avelã coberta com terra e composto sem esquecer de regar mas sem nem inundar. Use luvas se quiser misturar a terra com as mãos, até um pedaço de pau resolverá.

2. Empurre o caroço mas não se esqueça de expor o frasco ao sol:

enterre as pedras até 3/4 do vaso: o sol ajuda na germinação. É melhor plantar uma semente por vaso, para que ela obtenha o suficiente dos componentes orgânicos e nutrientes adicionados.

3. Efeito estufa:

Para um efeito estufa necessário à germinação, coloque os vasos em sacos plásticos de polietileno. A proximidade da luz solar é benéfica, mas para começar, não os exponha diretamente. Você observará o crescimento dos brotos depois de um mês. Já está começando a tomar forma, é fantástico!

4. A água é obrigatória:

A água é obrigatória, principalmente porque os 5 centímetros de solo devem permanecer úmidos. Portanto, tome cuidado para não regar toda vez que meia polegada secar. Seu dedo será seu indicador. Toda essa experiência é baseada em testar e ouvir o sistema. Cuidado com as bactérias que proliferam após rega excessiva.

5. Crescimento dos brotos:

Os brotos estão começando a brotar e a sua satisfação também… Neste ponto, destape os vasos e coloque-os perto da janela enquanto espera para transplantá-los para o exterior. Até lá, água boa.

Como fazer crescer uma árvore a partir de um núcleo germinado?

O crescimento dos brotos é um bom sinal de que você já está na metade do caminho. A oliveira em vaso é finalmente lançada no solo da seguinte forma:

1. Entregue em terra em agosto ou setembro:

Épocas favoráveis ​​para baixar os vasos germinados ao solo, a temperatura destas épocas é um bom factor que favorece o crescimento de uma oliveira bebé. Recomendamos aguardar 45cm de crescimento.

2. A terra finalmente recebe o vaso:

Plante a oliveira num buraco no chão

Cave o solo até uma profundidade compatível com a altura do vaso para inseri-lo. É aqui que você verá sua oliveira florescer e crescer. A boa notícia é que a oliveira é indiferente ao tipo de solo, a má notícia é que é preciso ter cuidado com a drenagem do solo. Deve ser capaz de evacuar água suficiente. Portanto, prefira solo úmido, mas não enlameado. Tudo é possível com uma pá, não entre em pânico!

3. Plante sua árvore, você esperou tanto…

Com cuidado, retire a árvore do vaso, coloque-a no buraco que preparou e cubra com terra por cerca de 2 cm.

Certifique-se de lembrar de garantir que o buraco e a árvore estejam suficientemente regados e também de espaçar as árvores que não gostam de competição por seus nutrientes.

4. A natureza assumirá o controle, mas não se esqueça de regar mesmo assim

A oliveira não é muito exigente   em termos de manutenção e cuidados, mas ainda assim necessita de ser regada com a frequência necessária, mesmo ao ar livre. A frequência da rega   também depende do clima.

5. Tempo de crescimento da oliveira:

Dentro de 3 anos as azeitonas começarão a aparecer dependendo do tipo de árvore que você decidiu plantar.

6. Podar a árvore para maior aeração:

As azeitonas aparecerão lenta mas seguramente. Isto não o impede de podar um pouco a sua oliveira para arejá-la e eliminar os ramos mortos e preparar os ramos subsequentes que darão as azeitonas.

Caros leitores, chegaram ao fim desta aventura que irá recarregar-vos a nível pessoal e dar-vos ramos cheios de oliveiras e, acima de tudo, prazer.