Gerânio: o truque para ter um número infinito de uma haste sem gastar um centavo

Qual planta rústica você vê com mais frequência decorando as varandas das casas no período quente? Sem dúvida o gerânio! Protagonista do verão, destaca-se orgulhosamente pelas suas flores sublimes, abundantes e coloridas, que florescem desde a primavera e duram até ao final do verão. Impossíveis de passar despercebidos, os gerânios conferem um caráter maravilhoso e exuberante ao nosso ambiente. Muito querido e cobiçado por todos, o gerânio é a planta ideal para colorir terraços e floreiras. Do vermelho ao azul, passando pelo rosa e malva, sua paleta de cores traz um verdadeiro toque de frescor e alegria ao lar.

Com folhas ligeiramente arredondadas e prestígio único, esta planta é muito fácil de cultivar. O gerânio adora sol, prefere solo rico ou solo para vasos bem drenado e precisa de um pouco de água. Mas você sabia que é possível multiplicá-lo infinitamente por meio de simples estacas? Você poderá reproduzir todas as suas espécies favoritas a partir de mudas de plantas existentes. Como bônus, você não precisa ter um polegar verde para ter sucesso nesta tarefa. Aprenda rapidamente como fazer isso seguindo estas técnicas rápidas e fáceis.

Gerânios de varanda

Como cultivar novos gerânios?

Para este corte serão necessárias algumas ferramentas: uma podadora bem afiada e sobretudo perfeitamente desinfetada, potes de turfa, um fertilizante especialmente dedicado aos gerânios (ou uma mistura caseira de areia, turfa e composto).

Aqui estão as etapas para propagar gerânios em casa   :

1. Faça um corte

  • A primeira coisa a fazer é escolher um galho da planta mãe e cortá-lo: isso se chama estaca, ou seja, um caule a partir do qual uma nova planta pode crescer.
  • Claro, você não deve escolher aleatoriamente! Escolha sempre um caule saudável, jovem e saudável. Sua cor ainda deve ser esverdeada. Seu tamanho deve ser de aproximadamente 10-15 cm de comprimento e deve ter no mínimo 5 folhas.
  • Use o podador e corte o caule acima de um nó (é aqui que cresce um novo galho ou folha). Também prefere ramos que ainda não floresceram e que tendem a criar raízes com mais facilidade.
  • Após cortar o galho, retire as folhas inferiores (mantenha as superiores) e os botões que ficam no caule.
  • Coloque a estaca em um copo d’água por um tempo.

2. Prepare os potes

Escolha vasos de terracota de tamanho médio e preencha-os com uma mistura de partes iguais de turfa, terra e areia: estes são os elementos essenciais para tornar o solo bem drenado e bem compactado.

Faça um furo no centro do vaso para inserir a estaca. Se quiser ter gerânios muito abundantes, plante várias mudas no mesmo vaso: se for grande o suficiente, plante no máximo 3 mudas. Porém, não é recomendável plantar muitos no mesmo vaso, pois os gerânios podem sufocar uns aos outros durante o crescimento.

Nota: Se tiver dúvidas ou problemas de crescimento, o melhor é procurar ajuda profissional.

3. Cuide-se

Regue bem o solo e certifique-se de que nunca seca completamente   . Em seguida, coloque seus gerânios em um local bem iluminado, mas não sob luz solar direta. Certifique-se de manter sempre o solo úmido, sem regar demais.

Após cerca de 2 semanas, as mudas já devem ter desenvolvido as primeiras raízes. Aos poucos você verá surgir novas plantas de gerânio.

4. Replante a planta

Se você plantou apenas uma muda por vaso, poderá guardá-la até que cresça o suficiente para ser transportada. No entanto, quando você plantou várias mudas no mesmo vaso, o replantio pode rapidamente se tornar necessário. Portanto escolha um vaso maior, de preferência de terracota e com furos de drenagem.

Quanto ao solo, opte por um solo universal ou específico para gerânios, colocando no fundo uma camada de argila expandida ou brita.

Neste ponto a sua nova planta de gerânio está pronta: tome cuidado especial com ela para se beneficiar de uma floração abundante.

jardinagem

Qual é a melhor época para propagar gerânios?

Nem todas as épocas do ano são necessariamente boas para tentar propagar gerânios. A melhor época é o início da primavera, quando o aumento gradual das temperaturas coincide com o desenvolvimento das raízes e o crescimento das estacas.

Na verdade, esta planta também pode se multiplicar durante os meses quentes, principalmente no verão, embora seja aconselhável evitar o período em que as temperaturas rondam os 30°C. Por outro lado, é melhor não perder tempo tentando cultivar gerânios na estação fria. No inverno, devido às baixas temperaturas  , as tentativas de propagação quase nunca têm sucesso.