Como reconhecer uma carne que não está mais boa com a ponta do dedo?

Você costuma comprar sua carne no supermercado? Mas quais são as suas técnicas para conhecer seu frescor? Certamente existem todos os tipos de carnes e os preços também são muito variáveis. Mas para proteger a sua saúde e a dos seus, é fundamental ter a garantia de que esta carne está em perfeito estado, saudável e nutritiva. Para evitar qualquer possível risco, vamos dar algumas dicas para que você verifique cuidadosamente o produto antes de comprá-lo no supermercado.

Vitela, carne picada, lombo, vitela… Você tem uma escolha. Mas para não cair nas carnes de baixa qualidade, é importante prestar atenção a alguns parâmetros essenciais: o cheiro, a cor ou a textura são pistas que não devem ser esquecidas na hora de comprar carne. É claro que também devem ser tomadas medidas drásticas de conservação para evitar a deterioração prematura. Como saber se a carne que você compra não está estragada ou prestes a expirar? Siga o guia.

Um simples teste de dedo

comprar carne 1
logotipo do Pinterest

Compre carne – Fonte: spm

No supermercado é sempre muito importante verificar o frescor da carne. Você deve saber que depois de algumas horas fora da geladeira, bactérias e mofo podem estragar muito a carne. De referir ainda que mesmo que a carne esteja ligeiramente estragada, sem apresentar sinais de podridão, pode provocar graves complicações de saúde. Principalmente no caso de pessoas frágeis, com defesas imunológicas fracas.

Por fim, uma das melhores formas de verificar o frescor da  carne  , através de sua embalagem, é realizar um simples teste de dedo. Aperte a superfície com a ponta dos dedos e remova-os imediatamente. Observe imediatamente a parte afetada: se notar que a carne retorna imediatamente, significa que está muito fresca. Concretamente, isto significa que o nível de água no  produto  é bom e a carne está pronta para comer. Pelo contrário, se notar que esta parte congela devido à pressão e não volta à sua forma inicial, significa que aquele pedaço de carne já não está suficientemente fresco. Melhor escolher outro!

A grande vantagem deste teste rápido de grande superfície é que você pode tocar na carne sem precisar retirar a embalagem. Ao contrário da maioria dos açougues que vendem carne que você não consegue manusear para saber seu frescor.

Examine cuidadosamente a carne por todos os lados.

Após o teste, ainda é necessário verificar a cor da carne.

  • Em geral, a cor rosa claro, perolado ou vermelho brilhante (carne bovina) indica que o animal foi alimentado com alimentos nutritivos: a carne é, portanto, fresca e saudável.
  • Se a cor da gordura (na superfície) começar a amarelar, não compre. Tem um sabor único muito desagradável.
  • Observe também a textura: a carne boa é sempre macia e macia. Se você sentir que está um pouco seco como borracha, seu frescor não existe mais.

Verifique a data de validade

Carne vendida em um supermercado
logotipo do Pinterest

Carne vendida em supermercado – Fonte: spm

Naturalmente, quando se trata de qualidade da carne, o  prazo de validade  é um indicador de peso. Por isso, antes de mais nada, verifique sempre o rótulo das embalagens plásticas. Se estiver vencido, se expirar no mesmo dia ou se não detectar uma data precisa, aconselhamos não comprá-lo, seja qual for o preço.

Além disso, tome cuidado para verificar se a embalagem não foi aberta, pois se for assim, a bactéria já se instalou ali. Verifique também se os pedaços de carne são todos semelhantes: pode haver alguns pedaços de aparência questionável ou excessivamente gordurosos escondidos ali. Na verdade, existem certas bandejas industriais que podem misturar peças de baixa qualidade.

Seguindo essas dicas, você garantirá uma alimentação mais segura e saudável. Como bônus, você evitará desperdícios e economizará dinheiro!