Como plantar um abacate em casa, a partir de uma semente, para ter um suprimento infinito

O abacate é um alimento delicioso e irresistível, versátil o suficiente para ser adicionado a uma infinidade de preparações, ou consumido sozinho (acrescente uma colher de azeitonas e uma pitada de sal, meu Deus!). Porém, por ser uma hortaliça tropical, muitas vezes é difícil encontrá-la nos supermercados e seu custo pode ser elevado.

A seguir explicamos como plantar um abacateiro em casa , a partir de sua semente. É uma operação muito simples, que pode nos poupar muito dinheiro. Sem esquecer a satisfação de comer um vegetal de produção própria.

A primeira coisa a fazer é extrair o caroço do abacate , sem cortá-lo ou quebrá-lo. Depois de lavada a semente, para retirar qualquer resíduo da planta, e depois de bem seca, é necessário preparar o solo.

Algumas sementes têm formato triangular, enquanto outras são mais esféricas. Mas todos têm uma parte inferior (de onde sairão as raízes) e uma parte superior. É importante determinar a ponta de onde sairão as raízes, pois é essa ponta que deve ser submersa na água.

Insira palitos nas laterais da semente e coloque-a em um copo com água (a parte inferior deve ficar completamente submersa, veja foto).

Germine a semente por 3 a 6 semanas. Passado esse período, um broto terá crescido em cima da semente e raízes na parte inferior.

Quando o caule atingir cerca de 15 a 20 centímetros de altura, corte-o ao meio para estimular um novo crescimento. Por fim, mova a planta para um vaso maior fazendo um furo no centro do vaso para caber na planta.