Como fazer composto em casa (100% orgânico)

1. Escolha uma caixa de compostagem

Primeiro, decida o tipo de caixa de compostagem que atende às suas necessidades:

  • Unidades de retenção : Recipientes simples que contêm composto. Eles são relativamente lentos porque não permitem muita aeração.
  • Unidades Viradoras : Essas caixas podem ser viradas para arejar o composto, acelerando o processo de decomposição.
  • Pilha ou pilha : Se você tiver muito espaço no jardim, poderá criar uma pilha de compostagem. É o método mais barato, mas pode ser desagradável e mais difícil de virar.
  • Caixas de minhocas : Use minhocas vermelhas ou minhocas de tigre para quebrar a matéria orgânica. Perfeito para moradores de apartamentos ou com espaço limitado.

2. Conheça os seus verdes e marrons

Para uma compostagem bem-sucedida, é essencial equilibrar materiais ricos em nitrogênio (verdes) com materiais ricos em carbono (marrons).

  • Verduras : Restos de vegetais e frutas, borra de café, aparas de grama fresca, esterco e folhas verdes.
  • Marrons : Folhas secas, palha, feno, papelão, jornal, lascas de madeira e serragem.

3. Etapas de compostagem

a. Camadas : Comece sua pilha ou caixa de compostagem colocando materiais grossos e secos, como galhos ou palha, no fundo para uma boa aeração. Em seguida, adicione camadas alternadas de verdes e marrons.

b. Tamanho : Pique ou triture resíduos maiores. Isso aumenta a área de superfície para os micróbios trabalharem e acelera a decomposição.

c. Viragem : Vire regularmente o seu composto para arejá-lo. Isso introduz ar, que auxilia no processo de decomposição e evita odores desagradáveis.

d. Umidade : A pilha de compostagem deve estar úmida como uma esponja espremida. Se estiver muito seco, borrife água, mas se estiver muito úmido, acrescente mais marrons.

e. Monitoramento : Uma pilha de composto em funcionamento aquece devido à atividade microbiana. Se a pilha não esquentar, acrescente mais verduras e certifique-se de que esteja úmida.

4. O que não fazer compostagem

Para manter o seu composto 100% orgânico e seguro, evite adicionar:

  • Carne, laticínios e alimentos oleosos.
  • Plantas doentes.
  • Ervas daninhas que germinaram.
  • Resíduos de animais de estimação.
  • Produtos de madeira tratados quimicamente.

5. Colhendo Seu Composto

Em 2 a 6 meses, dependendo dos materiais e das condições, o fundo da pilha ou caixa ficará escuro, quebradiço e com cheiro de terra. Este é o composto finalizado. Peneire todos os materiais grandes e não decompostos e guarde o composto em local seco.

6. Usando seu composto

Espalhe o composto acabado nos canteiros do jardim, misture-o no solo ou use-o como cobertura morta. É um potente fertilizante orgânico que irá impulsionar o crescimento e a saúde das plantas.

Conclusão

Fazer compostagem em casa é uma atividade gratificante e ecológica. Ao transformar resíduos de cozinha e quintal em fertilizante orgânico valioso, você desempenha um papel na redução de resíduos e na promoção de um ambiente sustentável. Com paciência e um pouco de esforço, você produzirá um composto rico e cheio de nutrientes que suas plantas irão adorar.