Como fazer a véspera de Natal florescer se for do ano passado ou crescer se for nova

Já estamos numa das épocas mais coloridas e cheias de tons vermelhos, verdes e dourados, por isso é hora de começar a preparar a sua casa e jardim para receber o Natal. Por isso,   nesta ocasião iremos dar-lhe excelentes conselhos sobre as plantas emblemáticas da época: como fazer florescer a sua véspera de Natal se for do ano passado ou fazê-la crescer se for nova?

Também conhecida como “Poinsétia” ou   estrela de Natal   – como seu nome científico –,   esta flor é nativa do México e pertence à família Euphorbiaceae e é considerada de alto valor ornamental  . Por isso é um dos queridinhos desta  época natalina  !

“A véspera de Natal é apreciada pelas extraordinárias folhas vermelhas, que aparecem no final do ano, por isso é utilizada na decoração de Natal  ”, explica o Instituto de Ecologia CONACYT.

Porque minha véspera de Natal não floresce

Se decidiu que esta planta o acompanhará nesta estação, é  importante que saiba como pode ajudá-la para que logo no final do outono e assim que chegue o inverno ela esteja frondosa e colorida.

Tome nota, porque se a sua linda flor ficou triste, vamos te ensinar   como fazer florescer a sua véspera de Natal se for do ano passado   para que você possa ter uma linda planta que poderá te acompanhar quase até o final de fevereiro.

Como fazer sua véspera de Natal florescer

Para pintar a sua véspera de Natal de vermelho, amarelo, branco ou rosa   -já que atualmente existe mais de uma cor na horticultura desta espécie-, damos uma dica que vem de “O jardim de um citadino”.

A primeira coisa que você deve saber é que as flores da véspera de Natal NÃO são as lindas folhas vermelhas, mas sim as florzinhas amarelas que ficam bem no meio da estrela. Na verdade, as folhas vermelhas servem para preparar o florescimento da planta, portanto, fora da estação (inverno), costumam ser verdes porque entram em repouso vegetativo no resto do ano, ou seja, “dormem”.

Porém, sem os devidos cuidados, esta planta não preparará uma floração adequada e, portanto, não exibirá aquele espetacular vermelho intenso que a caracteriza.

Para conseguir florescer a inveja é necessário reduzir o número de vezes que você rega a planta para apenas uma vez depois do Natal, colocar a véspera de Natal em um local fresco e onde não receba luz solar direta ou perto de ar condicionado. ou aquecedor.

Além disso, no final de janeiro ou quando perde as folhas é necessário podar os ramos cerca de 10 centímetros com uma tesoura desinfetada e afiada mas fazendo cortes diagonais e na primavera será importante transplantá-lo e aplicar um bom substrato ou fertilizante.

Mais tarde, no outono, é recomendado começar a fazer sessões escuras na véspera de Natal (ou seja, você ainda tem tempo para fazer isso). Para isso é necessário deixá-lo meio dia em um local sem qualquer tipo de luz, o que pode ser conseguido cobrindo-o com um pedaço de pano ou uma manta.

Repita esse processo de leve cobertura até chegar o inverno e você notará como adquire um tom vermelho cada vez mais bonito e intenso.

O segredo para conseguir a floração é   dar-lhes um período de escuridão antes da floração, o que é feito para   que a planta fique vermelha e assim atinja o objetivo de ter a tão esperada flor da véspera de Natal. Por volta das 4:<> você deve cobrir suas mudas com um pano.