7 segredos de jardinagem para cultivar tomates grandes e lindos com facilidade.

Para ter lindos tomateiros, plantar é uma etapa que não deve ser perdida. Espere até o tempo esquentar e enterre o caule!

QUANDO PLANTAR TOMATES

Os tomates são plantados no jardim   quando não há mais geada  . Para boa parte da França, é por volta de meados de maio. No sul, pode começar já em abril.

Mas não adianta plantar muito cedo. Se não houver mais geada, mas ainda estiver frio (menos de 10° à noite), espere. Seus tomates podem vegetar e acabarão ficando atrás daqueles plantados posteriormente.

Basicamente, você tem até o início de julho para plantar tomates. Posteriormente, os frutos não terão tempo de amadurecer totalmente antes do retorno do frio.

Em uma estufa fria (sem aquecimento), as datas de semeadura podem ser antecipadas em um mês.

Durante as primeiras semanas você pode proteger seus tomates com miniestufas de recuperação: um recipiente de água virado, uma tenda de plástico, etc. Você ganhará alguns graus e permitirá uma melhor recuperação.

ESPAÇAMENTO ENTRE PLANTAS

Tradicionalmente, os tomates são plantados em   fileiras. As linhas são espaçadas de 80 cm entre si e   nelas são plantados tomates a cada 50 cm.

Em climas frios, é preferível podá-los para que não se desenvolvam excessivamente. Então você pode aproximá-los um pouco mais. Pelo contrário, num clima quente podem atingir proporções exageradas… Portanto, devem ser um pouco mais espaçados.

No “Grande Guia do Jardim”, John Seymour aconselha em climas frios plantar tomates a cada 30 cm. Por outro lado, a cabeça deve ser cortada para deixar apenas um ou dois cachos de frutos em cada caule.

Menos numerosos, atingirão a maturidade mais rapidamente. Assim você evitará que uma tonelada de frutas fique verde ou não comestível por causa do mofo!

ESCOLHA SUAS PLANTAS

Quer você mesmo tenha cultivado tomates ou comprado na loja, é melhor plantar apenas as plantas mais vigorosas.

  • Tente procurar manchas ou mofo nas folhas. É sinônimo de doenças e pode contaminar todas as suas plantas. Aqueles com folhas muito verdes devem ser mantidos.
  • Escolha pés gordinhos. Não devem ser finos, com espaço significativo entre cada camada de folhas.
  • Se já existem flores, é certamente sinal de que as plantas ficaram muito tempo no vaso. Sem dúvida terão dificuldades de recuperação.

COMO PLANTÁ-LOS

  1. Se ainda não o fez  , prepare os terrenos removendo as ervas daninhas e depois soltando o solo. Deixe pelo menos 50×50 cm por pé, com uma pá de profundidade (ou mais).

2-  Traga   uma boa dose de composto ou esterco. Uma ou duas pás misturadas com terra para cada planta. Os tomates gostam de solo rico e crescem sem problemas em esterco meio maduro (mesmo com um “quarto” de parede).

3-Prepare os tomates  retirando rebentos, cotilédones e folhas danificadas. Se as primeiras folhas estiverem muito distantes das próximas, remova-as.

4-  Faça um buraco para poder empurrar as plantas até as primeiras folhas. A parte enterrada do caule produzirá novas raízes.  Suas plantas ficarão mais vigorosas.

5- Plante os tomates  e preencha a cova de plantio com terra e alguns punhados de composto também.

6- Regar abundantemente  e repetir a operação dois/três dias depois se o tempo estiver seco.

  1. Faça apostas. Se você esperar para fazer isso, corre o risco de quebrar raízes ao empurrá-las.